A Varicocele é uma doença que causa a dilatação anormal das veias testiculares, dificultando o retorno venoso e provocando alterações na função do testículo. Com isso, pode ocorrer uma diminuição na quantidade de espermatozoides e, também, uma piora em sua qualidade, ocasionando a infertilidade.
Isso acontece porque a Varicocele provoca um aquecimento contínuo no testículo, o que aumenta a produção de radicais livres que atacam as células produtoras de espermatozoides, causando sua morte. Com a diminuição das células produtoras de espermatozoides, há uma grande redução na produção de espermatozoides.
Essa condição surge geralmente na puberdade, entre 12 e 13 anos, e é tempo-dependente, ou seja, quanto mais tempo o paciente demorar para iniciar o tratamento, mais a capacidade de produzir espermatozoides será afetada. Na maior parte dos casos, a Varicocele é assintomática, mas raramente pode causar desconforto local, aumento de volume escrotal e dor no testículo.
Quando há comprometimento da produção e da qualidade dos espermatozoides, o tratamento da Varicocele deve ser feito através da Varicocelectomia, uma microcirurgia para identificação e tratamento das veias doentes a fim de recuperar a quantidade e qualidade dos espermatozoides.
Agende sua consulta com o urologista.
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimentos:
Centro Clínico Lusitano Goiânia
Av. Portugal com a Av. T-8, N° 808, Setor Marista, Goiânia, Go.
WhatsApp: (62) 99999-8707
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419