Estenose de uretra
A estenose de uretra é o estreitamento da uretra, canal por onde flui a urina para o meio externo. Pode ocorrer o estreitamento em qualquer segmento da uretra, desde o meato uretral (“ponta” mais distal da glande) até a sua porção que faz a comunicação com a bexiga.
Esse estreitamento resulta de uma fibrose ou cicatrização em alguma parte da uretra, o que impede o fluxo urinário adequado. Esse estreitamento ocorre com maior frequência nos homens por terem a uretra mais longa.
A estenose pode ser congênita ou ter como causas trauma, após procedimentos médicos com manipulação uretral (como cistoscopia, cirurgias de próstata e bexiga, retirada de cálculos renais), utilização de sonda vesicais, infecções como uretrites, entre outras.
O primeiro sintoma é a diminuição do jato urinário, dificuldade de urinar, esforço miccional, gotejamento e sensação de esvaziamento incompleto. É comum apresentar jato espalhado e incontinência urinária. Nos casos mais graves pode ocorrer retenção urinária aguda.
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimentos:
Centro Clínico Lusitano Goiânia
Av. Portugal com a Av. T-8, N° 808, Setor Marista, Goiânia, Go.
WhatsApp: (62) 99999-8707
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419