DestaqueImprensaNotíciasUrologista Goiânia

Quando fazer o rastreamento do Câncer de Próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que fica localizada na parte baixa do abdômen, responsável por produzir e armazenar parte do fluido seminal. O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer em homens com mais de 50 anos e 75% dos casos totais dessa doença ocorrem a partir dos 65 anos.

 

Assim, a idade é um grande fator de risco para o desenvolvimento desse tumor maligno. Outros elementos de atenção incluem casos de câncer de próstata na família, raça negra, tabagismo e obesidade. Portanto, conhecer o histórico familiar, evitar o consumo de cigarros e ter uma boa alimentação são hábitos essenciais para diminuir os riscos de ocorrência dessa doença.

 

Infelizmente, o câncer de próstata costuma ser uma doença silenciosa, dificultando o seu diagnóstico. Geralmente, os sintomas surgem apenas em estágios mais avançados da doença e incluem:

 

  • Hematúria (sangue na urina);
  • Polaciúria e noctúria (vontade de urinar com muita frequência durante o dia e a noite, respectivamente);
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Disfunção erétil;
  • Fraqueza nas pernas ou nos pés;
  • Dores no corpo, indicando metástase.

 

Considerando que os sintomas desse tumor maligno costumam aparecer apenas quando ele já se desenvolveu consideravelmente, consultar o urologista com periodicidade e realizar os exames preventivos é de fundamental importância para detectar a doença nos seus estágios iniciais.

 

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos se consultem anualmente com um médico urologista para realizar o rastreamento do câncer de próstata que inclui o exame de toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA e assim garantir o diagnóstico precoce no caso de ocorrência da doença. Homens negros ou com histórico familiar da doença devem iniciar o rastreamento a partir dos 45 anos.

 

Homens não deixem de se consultar com o urologista e fazer o rastreamento do câncer de próstata!

 

 

Dr. Breiner Ferro

CRM: 18039   RQE: 13848/ 13464

  • Urologista
  • Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
  • Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
  • Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
  • Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

 

Atendimentos: 

Centro Clínico Lusitano Goiânia

Av. Portugal com a Av. T-8, N° 808, Setor Marista, Goiânia, Go.

WhatsApp: (62) 99999-8707

 

Hospital São Silvestre

Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.

Telefone: (62) 3283-3201 / 3230-2000 / 3283-2419

WhatsApp: (62) 3283-2419

Urologista Goiânia, Urologia Goiânia, Uro Oncologia Goiânia, Endourologia Goiânia, Cirurgia Robótica Goiânia, Cirurgia Laparoscópica Goiânia, Médico Goiânia, Urologia Goiás, Urologista Goiás, Exame de próstata Goiânia, Tratamento de câncer de prostata Goiânia, Tratamento câncer de rim Goiânia, Tratamento câncer de bexiga Goiânia, Tratamento câncer de testículo Goiânia, Hiperplasia prostatica Goiânia, Uropediatra Goiânia, Cirurgia de fimose Goiânia, Criptorquidia Goiânia, Vasectomia Goiânia, Cirurgia e rim Goiânia, câncer de pênis Goiânia, Hiperplasia de próstata Goiânia, Postectomia Goiânia, vasectomia Goiânia, Varicocele Goiânia, Andropausa Goiânia, Infecção urinária Goiânia, Doença de Peyronie Goiânia, Disfunção erétil Goiânia, Estenose de uretra Goiânia, Hidrocele Goiânia, Ejaculação precoce Goiânia, Orquite Goiânia, Epididimite Goiânia, Refluxo vesicoureteral Goiânia, Hidronefrose Goiânia, Hipospádia Goiânia, Tratamento de cálculos renais Goiânia,

5/5 - (10 votes)

Dr. Breiner Ferro

Dr. Breiner Ferro é médico urologista em Goiânia CRM: 18039   RQE: 13848/ 13464 Urologista Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília; Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia; Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU; Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Ligue: (62) 99999-8707