A Doença de Peyronie é um problema caracterizado por uma anomalia no pênis que compromete a elasticidade, forma e inclinação do órgão genital, causando deformidade, dor leve a moderada e dificuldade erétil e de penetração durante as relações sexuais.
Mais recorrente em homens acima dos 40 anos, a Doença de Peyronie tem como sintomas distorções na forma e inclinação do pênis, dificuldade de ereção e, principalmente, a presença de nódulo, palpável ou não, associado à dor e curvatura (para baixo, para cima ou para o lado) durante a ereção.
Quanto às causas, não é possível afirmar que se trata de uma doença de caráter hereditário, contudo, alguns fatores podem influenciar no seu surgimento, como:
- Microtraumas e fraturas no pênis ereto;
- Fibrose;
- Doenças metabólicas e/ou autoimunes (como por exemplo a Diabetes Mellitus);
- Alterações na anatomia do órgão genital.
O tratamento da Doença de Peyronie inicialmente consiste no acompanhamento do caso, pois cerca de 20% dos pacientes têm uma melhora espontânea. Caso o problema persista, podem ser receitados medicamentos que atuam no metabolismo das células produtoras da fibrose.
Por fim, se o paciente ainda não apresentar melhora após 2 anos de tratamento, ele é encaminhado para cirurgia para corrigir a curvatura do pênis, o que pode ser feito através de diferentes técnicas. Em 90% dos casos a intervenção cirúrgica é bem-sucedida, restaurando o bem-estar e autoestima do paciente.
Deixe suas dúvidas nos comentários!
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimentos:
Centro Clínico Lusitano Goiânia
Av. Portugal com a Av. T-8, N° 808, Setor Marista, Goiânia, Go.
WhatsApp: (62) 99999-8707
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: (62) 3283-3201 / 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419